VOU PRA LUTA

quinta-feira, 1 de março de 2012

CARTA A PIG

BLOCO DE LUTA POR UM TRANSPORTE PÚBLICO
 
CARTA ABERTA A IMPRENSA

PORTO ALEGRE, 29 DE FEVEREIRO DE 2012

Nós trabalhadoras e trabalhadores, desempregados e desempregadas, estudantes, moradoras, moradores e artistas de ruas que compomos o Bloco de Luta Por um Transporte Público, viemos por meio desta carta aberta, expressar nossa indignação, revolta e repúdio sobre as veiculações publicadas pela imprensa corporativa que além de trazer matérias tendenciosas, informações falsas e deturpações de fatos nos tornando criminosos, realiza um estrondoso desserviço a sociedade cometendo o crime de injuria e impossibilitando que a população tenha conhecimento aos fatos que defendam os interesses de natureza coletiva e popular.

As reportagens que saíram nos jornais Correio do Povo e Zero Hora e foram exibidas nos telejornais Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e Jornal Hoje da RBS/Rede Globo; Jornal da Record, Fala Brasil e Balanço Geral RS da Rede Record em nenhum momento corresponde as posições reais dos coletivos e indivíduos que constrói e participam do bloco, nem reflete os anseios, as propostas e as nossas reivindicações. Insistem em caracterizar nosso movimento como estudantil e isto agride e menospreza nossos esforços, por reduzir nossa pluralidade a uma categoria que pertence a alguns e não a todos.

Somos um bloco apartidário, autônomo sem representantes, sem líderes, que estimula a democracia direta organizando-nos de forma plural com vários coletivos e indivíduos, discutindo estratégias e decidindo acordos por consenso. Nunca em nenhum momento, em nossas assembleias, atos de rua e eventos públicos foram elegidas ou delegadas pessoas que pudessem falar sobre nosso movimento. A tentativa do Rodolfo Morh, integrante do coletivo Juntos! vinculado ao PSOL, em entrevista a Rádio Guaíba se dizendo nosso representante, sem deixar claro a postura apartidária do mesmo e sua imposição de estabelecer uma comissão para conversar com o poder o público, caracteriza o oportunismo politiqueiro desta agremiação partidária, justo em ano eleitoral, bem como uma lógica de organização que não contempla os indivíduos e coletivos autônomos que estão constituindo, antes mesmo do aumento entrar em vigor, o processo de luta dos transportes este ano.

Durante todo este processo foram realizados seis atos nas ruas, alertando e mobilizando a população para o descaso e mercantilização do transporte público, todos sendo extremamente ignorados pelo Poder Municipal que não emite nenhuma declaração a respeito das manifestações. Esta postura de descaso provoca indignação de muitos, que com toda a razão, tentam chamar atenção com ações mais radicais objetivando acabar com uma realidade que proporciona um lucro exorbitante aos empresários enquanto restringe o direito de ir e vir de pessoas que não vivem nas regiões centrais da cidade, consequentemente mais humildes e mais esquecidas.

Cabe deixar claro também que em nenhum momento foi feito contato com Brigada Militar para garantir nossa manifestação, acreditamos que temos o direito legítimo de ir contra as estruturas e resoluções públicas impopulares, questioná-las e lutar para que não sejam impostas. Desde nosso quarto ato a tropa da Brigada Militar está trancando o trânsito da cidade mais do que nossas manifestações, que reúnem cerca de 300 pessoas, atingiria. Sem essa interferência as vias que não estão tão próximas a passeata não estariam comprometidas e conseguiríamos, sobretudo, dialogar melhor com a população. A estratégia da polícia é um claro exercício de isolar nossas manifestações, provocando o afastamento das pessoas do ato público e deixando-as sem o direito de serem informadas pelos manifestantes ficando a mercê dos relatos de uma mídia não se preocupa com as coerências dos fatos.

No ato da quinta-feira dia 16/02 o Zero Hora publicou uma nota dizendo que a manifestação era contra o aumento da passagem que foi para 2,88, caso alguém da redação tivesse uma atenção especial ou simplesmente usasse o transporte coletivo para se locomover, saberia que o reajuste foi para 2,85, mas essa realidade é bastante alheia a este grupo de pessoas que “informam” a sociedade.

De acordo com os princípios que norteiam o bloco: independência política, postura combativa e classista, convidamos a toda a população a construir e participar das manifestações, assembleias e demais atividades que estaremos realizando para a conquista de um transporte digno.

PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DA TARIFA!
POR UM TRANSPORTE PUBLICO E POPULAR!
TARIFA ZERO PARA TODXS!


*P.I.G - PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário